ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS (ERPI
A Estrutura Residencial constitui-se como uma Resposta Social, destinada a alojamento coletivo, com caráter permanente ou temporário, para pessoas com idade superior aos 65 anos, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, pretendem a sua integração em estrutura residencial. São objetivos desta resposta: promover qualidade de vida; proporcionar serviços permanentes e adequados a cada pessoa idosa; contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento; promover estratégias de reforço de autoestima, de valorização e autonomia.
Esta Resposta Social tem capacidade para 45 utentes.
CENTRO DE DIA
O Centro de Dia é uma Resposta Social que se destina a pessoas com idade superior aos 65 anos e que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e prevenção de situações de dependência ou seu agravamento.
Esta Resposta Social tem capacidade de 20 utentes.
SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)
O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social a que as pessoas em situação de dependência podem ter acesso para satisfação de necessidades básicas e específicas, apoio nas atividades instrumentais da vida quotidiana. Este conjunto de serviços é prestado no domicílio habitual de vida do cliente, contribuindo para a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou seu agravamento com a finalidade de prestar cuidados diferenciados e personalizados no domicílio.
Os serviços prestados são:
– Cuidados de higiene e conforto;
– Pequenas limpezas e arranjos estritamente necessários no domicílio;
– Confeção, transporte e distribuição de refeições no domicílio;
– Ajuda na toma de medicamentos;
– Tratamento de roupas.
A capacidade do apoio domiciliário é de 30 utentes.